A informação foi confirmada por representantes do músico.
“A Supertramp Partnership está muito triste em anunciar a morte do fundador do Supertramp, Rick Davies, após uma longa doença”, escreveu a banda em comunicado. “Tivemos o privilégio de conhecê-lo e tocar com ele por mais de 50 anos. Nossas mais sinceras condolências a Sue Davies.” A causa da morte não foi divulgada, mas Davies vinha lutando contra mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue, há mais de uma década.
Rick Davies, cantor e tecladista que, como membro fundador do grupo de prog-rock e pop Supertramp, compôs algumas das músicas mais populares e duradouras da banda, morreu no último sábado, 6, em sua casa, em Long Island. Ele tinha 81 anos.
Em 1969, aos 25 anos, fundou o Supertramp ao lado de Roger Hodgson.
O álbum de estreia foi lançado em 1970. Com o tempo, Davies se consolidou como vocalista em várias faixas, interpretando canções que se tornaram conhecidas, como “Bloody Well Right”, “Goodbye Stranger” e “Crime of the Century”.
O Supertramp ganhou destaque internacional com discos como "Crime of the Century" (1974) e "Breakfast in America" (1979), que trouxe músicas como “The Logical Song” e “Take the Long Way Home".