Através de um retrato intimista e musicalmente profundo que traça o resgate da identidade desses gêneros que são legados do continente africano.
O documentarista investiga o berço comum e as particularidades geográficas e instrumentais desses ritmos musicais consolidados mundialmente e destaca a importância da reparação histórica e do diálogo intercultural, valorizando tradições e culturas.
Filmado em seis países - Brasil, Cuba, Estados Unidos, Angola, Congo e Mali, o longa acompanha as histórias da brasileira Lazir Sinval, da cubana Eva Despaigne e do americano Terry ‘Harmonica’ Bean, cada um representando um dos ritmos. Por meio de depoimentos e cenas de cotidiano, eles compartilham as raízes e culturas desses estilos musicais que conectam continentes.
Razões Africanas já foi exibido em festivais internacionais, ganhando destaque com o prêmio de Melhor Documentário no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana, e no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina. A produção foi amplamente aclamada durante exibições especiais e também teve sessões em Angola nos dias 1 e 2 de novembro, onde reforçou o diálogo cultural entre o Brasil e a África. O filme visa fortalecer a conexão entre os países e valorizar as tradições culturais afrodescendentes.
Veja o trailer de Razões Africanas:
Produzido pela Tremè Produções, em parceria com a Carmela Conteúdos e com patrocínio do Instituto Cultural Vale e A&M Álvares Marsal, o documentário será lançado em 14 estados brasileiros, 21 de novembro.